From: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
[mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br] On Behalf Of gugu@impa.br
Sent: sexta-feira, 19 de abril de 2002 12:15
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: Re: [obm-l] Número neperiano

    Eu costumo contar uma estorinha do seguinte tipo:suponha que um
sujeito empreste 1 real a outro a taxa de 100% ao ano.No fim do ano o
outro vem com 2 reais para pagar a divida.O primeiro argumenta:veja
bem,na metade do ano voce ja'  me devia 1,50,e na outra metade incidem
mais 50% sobre os 1,50,donde voce me deve pelo menos 2,25.Por outro lado
ele podia dividir o ano em 10 pedacos e aplicar em cada um taxa de 10%,o
que daria (1,1)^10=2,59374246,que e' mais que 2,25.Se dividirmos o ano
em n partes iguais o valor fica (1+1/n)^n.
    O maximo que o primeiro sujeito consegue cobrar com essa conversa
fiada e' e=2,718281828459045235360287...=lim(1+1/n)^n,o que corresponde
a dividir o ano em infinitos pedacos.
    Abracos,
            Gugu

=