[obm-l] Re: [obm-l] 0,99999... vs 1 - capítulo final

On Tue, Apr 16, 2002 at 05:00:00PM -0300, Jose Francisco Guimaraes Costa wrote:
> As observações intercaladas nas mensagens abaixo são minhas. Como "já está
> quase todo mundo um pouco cansado [de discutir o assunto]", não há
> necessidade de respondê-las.
>
> JF

Acho que minha carta talvez tenha soado mais agressiva do que era minha
intenção. Quem ainda estiver interessado em discutir o assunto vá em frente,
acho que ninguém vai reclamar. Mas eu acho que já gastamos com esta pergunta
muito mais tempo do que ela merece. Já foram enviadas para esta lista
dezenas de demonstrações corretas de 0,999... = 1, além de comentários
quanto a pq esta pergunta aparece tanto, pq tanta gente se nega a aceitar
que 0,999... = 1 mesmo quando confrontado com os melhores argumentos,
comparações entre argumentos não apenas sob o ponto de vista matemático
mas também sob pontos de vista pedagógicos, psicológicos ou retóricos,
pq os matemáticos decidiram axiomatizar os números reais assim e não assado,
alternativas aos números reais e o que acontece nestas alternativas
com a célebre pergunta 0.999 = 1, e mais um monte de coisa de que eu não
me lembro. De novo, convido alguém a organizar as melhores respostas
para apontarmos quem fizer esta pergunta para lá.

[]s, N.