[obm-l] Re: [obm-l] alguém sabe?

Ola Rui e demais
membros desta lista,

Para um N natural maior que 1, a sequencia em foco pode ser definida como
segue :

T(0) = N^(1/N)
T(P+1) = [ N^(1/N) ]^T(P)

O que voce que saber e o LIM T(P), quando P tende ao infinito.
Me parece evidente o seguinte :

T(P) < N, Para todo natural P
T(P+1) > T(P), Para todo natural P

ABRE PARENTESES :

Para voce se convencer rapidamente das duas relacoes acima basta perceber
que qualquer N pode ser posto sucessivamente como :

N=(N^(1/N))^N=(N^(1/N))^(N^(1/N))^N=(N^(1/N))^(N^(1/N))^(N^(1/N))^N=...

Como N > 1 e o expoente topo de T(P) e N^(1/N) e N^(1/N) < N segue que
T(P) < N e T(P+1) > T(P)

FECHA PARENTESES.

Segue que a sequencia e CRESCENTE E LIMITADA SUPERIORMENTE. Logo, por um
conhecido Teorema de Analise, ELA E CONVERGENTE. Mas ... converge pra onde ?
Pra que numero ?

Agora a heresia ... Suponha que T(P) converge para um numero diferente de N.
Seja Q esse numero. Claramente que 1 < Q < N. Teriamos :

LIM T(P)=Q => Q^N=N^Q

A equacao da direita e mais tratavel e permite raciocinar em cima de
graficos e com raciocinios topologicos. A titulo de exemplificacao :

Para N=3, analisar graficamente x^3=3^x
Para N=4, analisar graficamente x^4=4^x

e assim sucessivamente. Mas, sem duvida, mesmo que pensando assim
conseguimos dar uma nova feicao ao problema e torna-lo talvez mais tratavel,
havemos de admitir que ha um ar de anormalidade na passagem em que tratamos
uma exponenciacao infinita como finita.

T(P) e bem comportada e para um numero finito de radicais-expoente a
passagem anormal funciona bem. Um justificativa por produtos deve ser muito
trabalhosa e seria uma tecnica de justificacao, nao de descoberta : e eu nao
acho que esta questao mereca um tal investimento ...

Com os melhores votos
de paz profunda, sou

Paulo Santa Rita
6,1710,120402