Re: [obm-l] integral impropria

Para manter essa lista continua, vamos a uma solucao usando numeros
complexos e Cauchy... (eu achei q tivesse mandado uma msg antes pra lista
sobre essa integral, mas acho q mandei errado.. de qq jeito, era uma solucao
errada q eu achei q estava certa...).

Considere a curva C formada pela metade superior de uma circunferencia de
raio R>1 e centro na origem mais o seu diametro no eixo real.
O que vc pede eh a parte real de I = Int_em_C [exp(rix) / (1+x^2) ].
Pela formula integral de Cauchy, notando que 1/(1+x^2) = [1/(x-i) -
1/(x+i)]/2i
I = 2Pi*i*exp(r*i*i*)/2i = Pi*exp(-r)

Por outro lado, essa integral pode ser separada em duas:
I = Int_-R a R_ [cos(rx)/(1+x^2)] + Int_z=Rexp(it),
t=0..Pi_[e^(rix)/(1+x^2)]
A primeira integral (o seno some pq eh funcao impar) vale duas vezes a
integral que vc deseja calcular (fazendo R-> oo).
Qto a segunda, nao eh dificil mostrar que ela tende a zero. De fato,
o integrando tem modulo menor que 1/(1+Rexp(it))
Mas |1+Rexp(it)| > | |R|-1 | = R - 1 donde 1/(1+Rexp(it)) < 1/(R-1), e a
integral vale Pi/(R-1), que tende a zero quando R cresce.

Juntando tudo, vc conclui que int(cos(rx)/(1+x^2))dx de 0 a infinito =
[Pi*exp(-r)] / 2

Se eu conseguir uma solucao mais simples, sem usar complexos, mando depois
(ou espero alguem mandar, pois eu ja tentei e nao estava conseguindo).. Mas
essa solucao eh legal pq pode ser adaptada em diversas outras integrais
improprias reais...

Abracos,
Marcio