Re: [obm-l] determinantes

Vamos usar a notaçao (12,12) para representar o determinante formado
pelo cruzamento das linhas 12 e colunas 12.
O que eh verdade (LAPLACE!) eh que o determinante eh igual a
(12,12)*(34,34)-(12,13)*(34,24)+(12,14)*(34,23)+(12,23)*(34,14)-(12,24)*(34,13)+(12,34)*(34,12)
Eh claro que se a matriz original so tem blocos nao-nulos na diagonal, a
regra aventada funciona.
Em portugues, a versao mais geral do teorema de Laplace pode ser
encontrada em liçoes de algebra e analise, de Bento de Jesus Caraça.