Re: [obm-l] ln(2)

se ln2 fosse racional, ln2=p/q com p e q inteiros primos entre si e
e^(p/q)=2
e^p = 2^q, que eh inteiro, digamos 2^q=N
Entao e^p==N e o numero e seria raiz de x^p-N=0 e, portanto, seria
algebrico. Mas Lindemann(?) provou (nao sei quando, mas eh facil
descobrir em algum livro de Calculo (Spivak, por exemplo) ou na
internet) que e eh transcendente. Em suma, a irracionalidade de ln2 foi
provada quando se provou a transcendencia do numero e.