RE: [obm-l] Muito interressante

Este problema foi citado no livro "O último teorema de Fermat" como o
problema dos pesos de Bachet (pag. 297).

-----Original Message-----
From: owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br
[mailto:owner-obm-l@sucuri.mat.puc-rio.br] On Behalf Of Antonio Neto
Sent: segunda-feira, 25 de fevereiro de 2002 22:47
To: obm-l@mat.puc-rio.br
Subject: Re: [obm-l] Muito interressante

   Amigos,

   sou meio atrasado na lista, tenho umas aulinhas pra dar, e jah estah
quase tudo dito a respeito do problema do Raul. Acrescentaria apenas a
observacao de que o problema foi criado por ela, de onde deduzimos ser
tal
extraordinaria professora uma muito longeva macrobia. Do alto das minhas

brancas e venerandas barbas, lembro do problema desde meus verdes anos,
que
jah se esvaem na nevoa do tempo. Fui procurar nos incunabulos, mas o meu

exemplar de "O homem que Calculava" estah perdido nas mudancas da minha
quase tao macrobia vida, mas acho que o nosso Julio Cesar jah o
mencionava,
quando eu ainda tinha a ilusao de aprender Matematica.

   Abracos, olavo.

> [...]
>ela e
>cuja solução é ainda mais interessante. Queria saber se há alguma regra
que
>explica essa solução tão curiosa.
>        Problema : Um feirante possuía uma balança de pratos e quarenta

>pesos
>numerados de um até 40 que indicava a massa que ele vendia (de um a
>quarenta
>quilos). O peso de 40 quilos caiu e quebrou em 4 partes. Um matemático
que
>queria montar uma barraca ,mas não tinha peso algum, observou (pesou)
as