Re: [obm-l] Muito interessante

Sauda,c~oes,

Considere o problema 131 do livro "É divertido resolver problemas",
que escrevi juntamente com Josimar Silva:

Qual é o menor número de pesos (com massas diferentes) que pode
ser usado numa balança de dois pratos para medir qualquer massa
variando de 1 a 40 quilogramas, se ...

a) os pesos devem ser colocados num prato e o objeto a ser
    ``pesado'', no outro?

b) o objeto a ser ``pesado'' puder ficar junto com pesos, ou
   seja, colocando pesos em ambos os pratos?

O item b) foi objeto das recentes mensagens. No livro, colocamos
como resposta 5 pesos.

Vejo agora que está errada. E vou alterar a solucão, que está
para ser publicada:

\item[b)] precisamos de massas de $\rm1\,kg$, $\rm3\,kg$,
 $\rm6\,kg$, $\rm12\,kg$ e $\rm24\,kg$. Logo, um m\'\i nimo
de 5~``pesos''.

Ou seja, precisamos de massas de $\rm1\,kg$, $\rm3\,kg$,
$\rm9\,kg$ e $\rm27\,kg$. Logo, um m\'\i nimo de 4~``pesos''.
Vivendo e aprendendo.

Evito dizer a nossa resposta/solução para o item a). Acho que
poderão aparecer algumas surpresas. Aguardo comentários.

[]´s
Luís