Re: [obm-l] Re

At 22:34 21/02/02 -0300, you wrote:
>Valeu pela resolução  David e demais companheiros de lista.
>
>Eu gostaria de propor mais duas:
>

>1)Seja f:R==>R,não identicamente nula,tal que
>
>f(x)*f(y)=(1/2)[f(x+y)+f(x-y)] e f(1)=0,para todos os números reais x e y.
>
>a)Mostre que f(0)=1,f(2)=-1,f(3)=0 e f(4)=1.
>b)Mostre que f(x+4)=f(x),para todo x real.
>c)Existe de fato tal função.
>
>É fácil verificar o item a,mas não consegui o b e o c.
>
>2)Seja p(x)=x^3+ax^2+bx+c um polinômio com coeficientes inteiros.Suponha
>que a equação p(x)-0 tem raízes inteiras distintas.Mostre que a equação
>p(x)-1=0 não admite nenhuma raiz inteira.

Temos que p(x)=(x-a)(x-b)(x-c). Se p(x)-1=0, então (x-a)(x-b)(x-c)=1. Como
x,a,b,c são inteiros, ou
x-a=x-b=x-c=1 ou x-a=1 e x-b=x-c=-1, por exemplo. Mas as duas contradizem o
fato de a,b,c serem diferentes.

>3)Dada uma equação do segundo grau, com coeficientes inteiros,mostre que
>seu discriminante não pode ser igual a 23.

Há um modo mais fácil de fazer isso se vc observar os restos na divião por
4. MODULO 4, temos
b^2=23=3, e isso nao tem solução pois nenhum quadrado deixa resto 3 na
divisao por 4.

Não pensei na 1, mas espero ter ajudado.

Bruno Leite
http://www.ime.usp.br/~brleite