Re: [obm-l] ???

Função quadrática:

y = ax^2 + bx + c

São dados três pontos: (xi, yi), i=1,2,3

Tem-se então o seguinte sistema linear :

x1^2.a + x1.b + c = y1
x2^2.a + x2.b + c = y2
x3^2.a + x3.b + c = y3

Como os pontos não são colineares, não é possível escrever uma equação
como combinação linear das outras.

Dessa forma o sistema admite uma única solução. Os valores de a, b, c
dessa solução determinam portanto a única função quadrática que passa
pelos pontos dados.

Até mais

[     Vinicius José Fortuna      ]
[ vinicius.fortuna@ic.unicamp.br ]