[obm-l] Funcao quadratica e uma tangente

Numa equacao do tipo y=ax^2, a tangente a parabola no ponto (x,ax^2) e 2ax. Vejo isso quando penso na fisica imaginando um corpo, inicialmente em repouso, que cai em queda livre. A distancia que ele percorre e dada por d=(10t^2)/2. Entao, 10t e sua velocidade (tangete) "instantanea".

Mas, antes de pensar na fisica, achava que, NA REGIAO de [t,(10t^2)/2], a equacao ficaria parecida com:
d = (10t^2)/2 = 5tt = 10t.
Isso parece uma reta de tangente 10. So que sua tangente deveria ser 20! Sei que este modo de pensar esta errado, mas nao sei muito bem o motivo de ele estar errado.

Alguem poderia me ajudar?

Com a ajuda disso (e outro "atalho") da pra fazer a questao 29 de matematica do ITA deste ano sem usar a dita circunferencia e tao rapido quanto multiplicar 33x37.

Obrigado,
Gustavo