Re: [obm-l] (sem assunto)

Oi,

Assim, com poucas informações, acho que é possível saber não a
multiplicidade da raiz, mas sim a PARIDADE da multiplicidade da raiz.

Se o gráfico de f(x) tangencia o eixo x em x_0 sem cruzá-lo, então x_0 é
raiz de multiplicidade par. Se cruzar, é de multiplicidade ímpar. Não é
difícil provar isto, mas não vou provar pq não sei se é isso que vc quer.

Sobre a pergunta: "se cortar o eixo, a raiz é necessariamente simples?", a
resposta é não. Basta pensar no exemplo f(x)=x^(2n+1), onde a raiz (zero)
tem multiplicidade 2n+1.

Bruno Leite SP www.ime.usp.br/~brleite
PS: Eu coloquei na minha home page (o endereço está acima) os arquivos TEX,
DVI, PS referentes ao que eu provei na semana olímpica (a irracionalidade
de pi e o Postulado de Bertrand [prova de Erdos] )
Espero que seja útil!