Fwd: Re: [obm-l] Re: [obm-l] Conjectura de Haeser

> [...]
>From: "Bruno F. C. Leite" <bruleite@terra.com.br>
>Subject: Re: [obm-l] Re: [obm-l] Conjectura de Haeser
>
>Realmente, é bem interessante ver as relações entre cálculo discreto e
>contínuo, relações entre somas e integrais, etc. O livro Matemática
>Concreta (Knuth, Graham, Patashnik) fala disso em seu segundo capítulo. (e
>no nono, com a fórmula de Euler)
>
>Lembro-me de que isto foi uma das coisas mais legais que estudei em 2000,
>pois o cálculo de somas terríveis ficava (trivialmente) reduzido ao
>problema de se achar antidiferenças de algumas funções.

Acabei me esquecendo de dizer que, assim como calculamos a integral de x
e^x por partes, calculamos a SOMA de x 2^x por partes também. Há muitas
analogias entre as duas áreas!
Também ia me esquecendo de dizer que de fato o livro do Richardson é legal,
tem todas estas coisas e é bem simples de ler. Não tenho muita certeza, mas
acho que o livro é 100% elementar.

Bruno Leite (SP)
www.ime.usp.br/~brleite