[obm-l] Re: [obm-l] ajuda

bom, vou tentar:

seja {an} a sequência dos números riscados na primeira volta:
então {an} é uma PA com a1=1, r=15
vamos analisar para qual n an>1000 :
sei que an=a1+(n-1)*r=>
a1+(n-1)*r>1000 => n>1+(1000-a1)/r=1+999/15=67,6

a67=a1+66*r=1+66*15=991

o a68 seria igual a 991+15=1006

como os números de 1 a 1000 estão dispostos em um círculo, temos uma nova
PA {bn} onde o primeiro termo é b1=6 e bj=aj+5

b67=a67+5=996
b68=996+15=1011

assim temos uma nova PA {cn} onde c1=11 e cj=bj+5

c66=b66+5=996-15+5=986
c67=986+15=1001

opa, o 1 já foi riscado então paramos aqui!

já riscamos as PA's de razão 15 que começam no 1,6,11

já calculei que a PA que começa no 6 tem o seu termo de numero 67 igual
a 996 então a PA que começa no 10 tem o termo de numero 67 igual a 1000.

Assim posso concluir que as PA's que começam do 1 até o 10 possuem 67 termos
e as PA's que começam do 11 até o 15 possuem 66 termos.

Como já risquei as PA's que começam no 1 e no 6, risquei 67*2=134 numeros,
e a PA que começa no 11 já foi riscada também que são mais 66 numeros, portanto
já foi riscado 134+66=200 números

Como havia 1000 números inicialmente então ainda há 800 números que não
foram riscados !!