Re: Historia e Matematica

>Ricardo, nao entendi um negocio:
>O que quer dizer que o Teorema de Pitagoras (tai a vantagem de se escrever
>sem acentos) nao "cria em numeros irracionais"?

A sociedade pitagórica acreditava que tudo da vida poderia ser explicado
pelas propriedades dos números inteiros ou suas razões, e sempre ligavam
número à contagem das coisas (medir o comprimento, era para eles, contar o
comprimento), e sempre que precisavam medir algo, contavam e, a menor parte
possivel da "coisa", consideravam como a unidade de medida daquela certa
coisa ou material.

Eles acreditavam no número como algo perfeito, que governa o universo e tudo
mais q existe. Qdo eles se depararam com números irracionais (que chamaram
de incomensuráveis, de onde dá pra ver o estranhamento), surpreenderam-se
tanto que mantiveram em segredo a descoberta, fingiram nao saber de sua
existencia. Creio eu que isto se deve ao fato de que ao admitirem que nao se
pode representar certos números número por meio de frações, seria reconhecer
que existe uma parte do universo que não pode ser explicada pela matemática,
e isto ia contra seus princípios.

Conta-se que se depararam com os tais incomensuráveis quando um dos alunos
tentou encontrar a hipotenusa do triang. de lados 1, 1 e x, e encontraram
sqrt(2).

>A medida da hipotenusa do triangulo cujas medidas dos catetos sao primas
>entre si é irracional? e a tripla pitagorica (3,4,5)? ou eu entendi errado?

Bom, obrigado por fazer-me pensar mais sobre o q que leio.. Eu li uma vez
num artigo sobre isto, da hipotenusa ser irracional quando os catetos forem
primos entre si.. Mas agora vejo que isto nao faz muito sentido, apesar de
ter feito uma pesquisa e isto, e ainda encontrar em alguns materiais,
identico a como li.. Alguem pode esclarecer isto?

[]s
Ricardo Miranda