Re: Historia e Matematica

-----Mensagem original-----
De: Rogerio Fajardo <rogeriofajardo@hotmail.com>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Sexta-feira, 11 de Janeiro de 2002 14:08
Assunto: Re: Historia e Matematica

>Será que o Teorema de Pitágoras foi mesmo provado por Pitágoras? Ou já se o
>conhecia muito antes, no Egito ou outro país oriental?

Muito bem lembrado pelo Rogerio..
O "Teorema de Pitágoras" (que deve ser pronunciado "Pitagóras", pelo menos
de acordo com meu professor), já era conhecido bem antes de Pitágoras, a uns
2000 anos antes. Bom, creio que Pitágoras nao devia gostar muito das
conclusões, generalizadas por ele em seu teorema, já que ele nao cria em
números irracionais (estou correto?), e seu proprio teorema mostrava isso: a
hipotenusa do triangulo de catetos iguais a 1 é sqrt(2), ou ainda a de
catetos primos entre si.
Mas acho que nao existam problemas em usar o nome do pesquisador mais
próximo à formulação, ao menos para identificação, e reconhecimento do
mérito.

[]'s
Ricardo Miranda