Re: Problema: Ponteiros do relógio.

Oi Rene e demais
colegas desta lista,

Este problema ( ou um muito semelhante ) ja foi debatido aqui na lista,
quando entao surgiram muitas solucoes. Se voce pesquisar no Banco de
Mensagens que o Prof Nicolau guarda voce vai encontra-las

Todos estes problemas se resumem em determinar, a partir da meia-noite,
quando os deslocamentos angulares dos ponteiros sao iguais, a menos de
2pi... Supondo T em segundos, as velocidades angulares do ponteiros, em
radianos/segundo,  sao :

SEG : 2pi/60 ;  MIN : 2pi/((60)^2) e HOR : 2pi / (24*((60)^2))

E portanto vai ocorrer coincidencia quando :

(2pi/60)*T = (2pi/((60)^2))*T + 2*K1*pi
(2pi/((60)^2))*T + 2*K1*pi = ( 2pi / (24*((60)^2)) )*T + 2*K2*pi

Para algum par (K1,K2) de inteiros nao-negativos. A manipulacao algebrica
das equacoes, fornece (se eu nao errei nenhuma conta !) :

K2/K1 = 1439/1416
e T = (K1*(60^2))/59

E ai fica mole achar T ( em Segundos ). Transforme agora o T em H:M:S. E
digno de nova que estamos supondo que o relogio esta bem ajustado, vale
dizer, que a meia-noite todos os ponteiros coincidem e apontam para o 12. A
partir dai e que comeca a contagem de T.  Veja tambem que este raciocinio
pode ser aplicado para um relogio com um numero arbitrario de ponteiros ...
Por exemplo, um relogio que tivesse um quarto ponteiro com o qual poderiamos
tornar mais preciso o valor dos segundos.

Agora, uma questao um pouco mais dificil, que engloba a anterior que voce
propos: Imagine um relogio com tres ponteiros ( HOR, MIN e SEG ), todos de
mesmo comprimento. Imagine que este relogio esta fixo na parede. A partir da
meia-noite, em quais instantes ( H:M:S) os tres extremos dos tres ponteiros
estao a uma mesma distancia do chao ?

Um abraco
Paulo Santa Rita
6,1507,211201