Re: Traducao dos Problemas Russos

Olá Paulo e demais integrantes da lista.
Eu nao sei se alguém já respondeu ao problema antes, mas lá vai uma
tentativa.

Gostaria que comentassem, minha solucao é tao elementar que acho q está
errada, hehehe

Imaginemos separadamente cada um dos 5 "polígonos" delimitados.

2 deles sao verdadeiros retangulos, cada um com 4 "arestas". Mas há 3 deles
que eu vou encarar como "pentágonos" pois possuem 5 "arestas".

Os "pentágonos" sao:

- O polígono superior esquerdo
- O polígono superior direito
- O polígono inferior central

Imaginemos um destes "pentágonos". Chamemos de PS o ponto em que comecamos a
desenhar a suposta curva e PF o ponto em que "terminamos" de desenhá-la.
Cada vez que a curva cortar uma aresta do "pentágono" contaremos como 1
CORTE.

Vamos imaginar um contra-exemplo para o enunciado, ou seja, ao menos uma
curva que não passa por qualquer dos vértices e que cruza todas as arestas
APENAS uma vez.

Caso nao haja tal contra-exemplo estará demonstrado que:

"Qualquer curva que não passa por qualquer dos vértices mas que cruza todas
as arestas devera cruzar ao menos uma das arestas mais de uma vez".

Há 2 hipóteses:

 a) PS é interior ao "pentágono"  --> neste caso, após 5 CORTES em arestas
distintas (1 CORTE por aresta), PF tem de ser EXTERIOR ao pentágono;

 b) PS é exterior ao "pentágono" --> neste caso, após 5 CORTES em arestas
distintas (1 CORTE por aresta),  PF tem de ser INTERIOR ao pentágono;

Ora, o mesmo raciocíno pode ser aplicado aos 2 outros pentágonos.

Agora, verifique que há 2 casos que devemos considerar:

 I) PS é interior ao pentágono superior direito:

 Neste caso, é evidente que PS tem de ser exterior aos 2 outros pentágonos.
PS ser exterior ao pentágono superior esquerdo (hipótese b) faz com que PF
seja interior a ele. Mas PS ser exterior ao pentágono inferior central
(hipótese b) faz com que PF seja também interior a ele. Como PF nao pode ser
interior a 2 pentágonos distintos simultaneamente, chegamos a um ABSURDO.

 II) PS é exterior ao pentágono superior direito:

 Neste caso, pela hipótese b, PF deve ser interior a este pentágono. Assim,
é evidente que PF tem de ser exterior aos 2 outros pentágonos. Mas PF ser
exterior ao pentágono superior esquerdo implica que PS seja interior a ele
(pois caso contrário, pela hipótese b, PF seria interior a este pentágono, o
que é impossível). Pela mesma razao, PF ser exterior ao pentágono inferior
central faz com que PS seja também interior a ele. Como PS nao pode ser
interior a 2 pentágonos distintos simultaneamente, chegamos a um ABSURDO.

Como nao há contra-exemplo para o enunciado que nao nos leve a um absurdo,

CONLUSAO:
"Qualquer curva que não passa por qualquer dos vértices mas que cruza todas
as arestas devera cruzar ao menos uma das arestas mais de uma vez".

C.Q.D.

[ ]'s

Alexandre Terezan