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Re: Reformulando um problema mal definido





Gustavo Nunes Martins wrote:
> 
> Caiu uma pergunta num vestibular e desconfio que ela esteja
> mal-formulada. Vejam:
> 
>  =< significa "menor que ou igual a" e k^y significa "k elevado a y".
> 
> Questao:
> 
> Fato 1: Sabe-se que cos(x) = (n-2)/3
> Fato 2: E sabido que a=<n=<b
> Calcule a+b
> -Fim da questao-
> 
> Como os valores de cos(x) so podem estar entre -1 (inclusive) e +1
> (inclusive), 'n' pode ser qualquer coisa entre -1 (inclusive) e +5
> (inclusive). Essa conclusao sera chamada de conclusao 1.
> 
> Nada do que foi escrito no enunciado impede que 'b' seja, por exemplo,
> 10^727, pois esse valor nunca contraria o fato 2, que e o fato de que so
> e sabido que 'b' e um numero qualquer maior ou igual a 'n'.
> 
> Tambem pelo fato 2 e pela conclusao 1, o numero 'a' pode ser -10^747,
> pois e menor que qualquer valor possivel de 'n'. 'a' ainda pode ser
> -10^767 e muitos outros valores.
> 
> Concluo que a+b nao tem um valor fixo.
> 
> Acho a questao mal-feita. Quem a formulou nao perguntou o que desejava
> perguntar: ache a soma do menor valor possivel de 'n' com o maior valor
> possivel de 'n'.
> 
> Conheco gente que "resolveu" essa questao que que o que foi informado
> era que 'a' era o minino valor possivel de 'n' e que 'b' era o maximo
> possivel.
> 
> Como formular bem esta questao ultizilando apenas simbolos matematicos?


	Hum... A única maneira que me ocorre é:
a=MIN(n)
b=MAX(n)

	Creio q esta seja a forma correta. No entanto, por ser uma questão de
um vestiba, não acredito ser a mais apropriada, afinal, os alunos de 2o
grau não conhecem esta notação. (Para ser sincero, não estou muito
seguro desta notação.) Não sei como faria isto só com notação
p/vestibulandos... Eu usaria texto mesmo...

[]'s

Alexandre Tessarollo