Re: RES: Outro probleminha sobre horas.

Saudacoes aos colegas da lista.

Certamente faltou dizer que o angulo entre os dois ponteiros era o menor.

Porem em resposta ao amigo Alexandre F. Terezan vamos calcular o tempo em que
o ponteiro dos segundos estara na posicao de bissetriz do maior angulo
formado.

Usando como unidade angular uma marcacao de minutos (ou segundos, i.e. 6
graus), sabe-se que enquanto o ponteiro dos segundos anda 60x marcacoes, o
dos minutos anda x marcacoes e o da horas anda x/12 marcacoes.

O menor angulo entre o ponteiro das horas e o dos minutos sera x-x/12
marcacoes, o menor angulo entre o ponteiro dos segundos e o dos minutos sera
59x marcacoes e o menor angulo entre o ponteiro dos segundos e o das horas
tambem devera ser 59x marcacoes.

x - x/12 + 59x + 59x = 60 <=> x = 720/1427

Como o angulo percorrido pelo ponteiro dos segundos e de 60x = 43200/1427 ~=
30,27 marcacoes o horario pedido e aproximadamente de 12hs 0min 30,27seg.

Abracos, Alvaro.