Re: Lugar Geométrico

Sauda,c~oes,

Oi Wagner, Arnaldo,

Obrigado. Pra encerrar: quando falamos em
lg devemos ter duas coisas em mente:

i) todo ponto que satisfaz a condição deve pertencer
ao lg; e reciprocamente,

ii) todo ponto que pertence ao lg deve satisfazer a
condição.

É comum acharmos o lg a partir de ii) e esquecermos
de i). Ou seria i) e ii) ?

E eu me enrolei entre i) e ii). Ou seria ii) e i) ? Por isso a surpresa do
Wagner.

> Se Q é tal que MQ = MP/3, então Q pertence ao lg.  OK pois os
> triângulos MAQ e MOP são semelhantes.
>
> Agora,
>
> Se Q pertence ao lg, então MQ = MP/3. Como provar sinteticamente?

Nao entendi bem qual eh a duvida. MQ = MP/3 eh hipotese. Se P percorre
a circunferencia de centro O e raio R, entao Q percorre sua homotetica
de centro M e razao 1/3.

Acho que nessa discussão ficou faltando a parte i). Poderíamos fazer
a seguinte pergunta: existe algum ponto Q que satisfaz a condição
e não pertence ao círculo homotético? Acho que existe uma
confusão entre achar o lg e justificar que o lg achado é o lg.
Tá meio enrolado mesmo

Dou um exemplo:

Qual o lg dos pontos Q distantes d da reta dada r?

|--------------------------------------------------

|------------------------------------------------------------------- r

Esta resposta não está completa pois falta a outra
reta paralela.

Acho que a primeira resposta do Wagner serve para
achar o lg (a partir de ii)). E a resposta da homotetia
serve para justificar o i), ou seja, não há nenhum
ponto fora do círculo homotético que satisfaz a
condição.

Uff, espero ter sido claro e não ter dito coisa errada.

Obrigado.

Um abraço,
Luís