Re: OBM

O desenho era difícil de fazer, realmente. Como em quase todo problema de
Geometria, tudo se encaixa melhor
depois que você descobre uma quantidade mínima de parâmetros que determinam
a figura.

Neste problema, uma boa idéia é desenhar primeiro o triângulo EBD,
retângulo em D, marcando o ponto F,
médio de EB. Como se sabe, a mediana DF é igual a EF e a FB. logo angulo
EBD = angulo BDF = x e DFE = 2x.
Agora fica fácil ver que o ângulo CFA (=CFE) só pode valer 3x se o ponto C
estiver entre B e D, e podemos construi-lo.
Marcando o ponto A na reta EB (AE = EF e A diferente de F), podemos
observar que o triângulo EBD determina
completamente a figura.

Podemos supor AE = 1 e o ângulo x determina toda a figura. Mas ainda há a
condição AD
perpendicular a CF, que podemos usar, finalmente, para determinar x. Eu fiz
isso aplicando Lei dos senos no triângulo
ADE, após calcular seus ângulos em função de x.

Se alguém tiver dificuldade em concluir a partir daí, posso dar mas detalhes.

Um abraço,

Luciano.