Re: Teorema de galois

On Sat, Oct 13, 2001 at 08:41:54PM -0300, Carlos Maçaranduba wrote:
> alguém poderia dar uma prova simples como funciona o
> teorema de galois relativo a representação das raizes
> de um polinomio em função de seus coeficientes.Pq a
> partir do 5 grau não existe formula assim como existe
> a fómula de baskára para o 2 grau???

Desculpe, mas acho que você está pedindo demais.
Teoria de Galois é um assunto não trivial e vai
ser bem difícil conseguir dar uma prova em um e-mail
relativamente curto.

Com o perdão do trocadilho, entretanto, a palavra chave
é mesmo a que você usou: simples. Só que quem é simples
não é a prova, é o grupo das permutações pares de um conjunto
de 5 elementos. É o grupo de simetrias de um dodecaedro
e um diagrama de Cayley dele é a bola de futebol.

[]s, N.