Re: Função inversa

On Tue, Sep 25, 2001 at 04:39:36PM -0300, Luis Lopes wrote:
> Sauda,c~oes,
>
> Não conheço este assunto e posso falar
> besteira. Nas tentativas para se obter a
> solução da equação (geral?) do 5o. grau
> chegou-se às funções elípticas (certo? Gauss,
> Lagrange, Jacobi??).
>
> E como é polinômio é razoável que a função inversa
> seja algébrica. Qual seria então a forma desta
> função inversa usando as funções elípticas?

Sim, é possível escrever a função inversa usando funções elíticas
mas não, eu não tenho a explicação pronta e não sei obter uma fórmula
rapidamente.

A definição de função algébrica é: uma função que satisfaz uma identidade
polinomial da forma P(x,f(x)) = 0 (com P um polinômio a duas variáveis
não identicamente nulo); então sim, a função inversa é algébrica
o que não significa que ela possa ser escrita usando apenas raízes.

[]s, N.