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RES: obm2001 questao 5 nivel 2



Bom, nao pretendia me meter nesse assunto, mas aqui vai uma sugestao (que
provavelmente ja deve ter ateh sido considerada pela banca).
Considerando a enorme dificuldade que vcs teriam para "avisar" aos
coordenadores locais (de cada colégio) que o gabarito mudou ou que a questao
foi anulada, talvez a melhor opcao fosse deixar o gabarito do jeito que esta
e simplesmente abaixar, propositadamente, a note de corte para a 3a fase.
Isso poderia significar mais provas para serem corrigidas nessa fase, o que
poderia ser corrigido atrasando um pouco o dia da divulgacao do resultado
final. E eliminiria possiveis injusticas, pois o peso de uma questao na 2a
fase (para duas pessoas que passaram para a 3a fase) é quase nulo na
pontuacao final.
Abracos,
Marcio

-----Mensagem original-----
De: owner-obm-l@mat.puc-rio.br [mailto:owner-obm-l@mat.puc-rio.br]Em
nome de Andre S
Enviada em: domingo, 9 de setembro de 2001 22:23
Para: obm-l@mat.puc-rio.br
Assunto: Re: obm2001 questao 5 nivel 2


Lucas,

O problema de deixar como está é que muitas pessoas
fizeram de acordo com o gabarito da OBM, que indica
apenas o caso particular, não realizando de fato o que
a questão pede. Dessa forma, como poderiam ganhar a
nota integral, desmerecendo quem realmente entendeu a
questão e admitiu que não havia como resolvê-la no
tempo previsto? Assim sendo, discordo de teu ponto de
vista que diz que será igual para todos, haja vista
que alguns poderiam receber, desmerecidamente, 10
pontos, o que altera em muito o quadro final de
medalhas.....
Espero resposta (essas discussões são muito
interessantes...)

                           André Scheibler





--- Lucas Frenay <lfrenay@yahoo.com> escreveu: > Após
a prova eu conversei com várias pessoas do
> nível 2... uma delas
> resolveu o problema tentando conjunto por
> conjunto... para mim isso não é
> responder, eu simplesmente li a questao e resolvi
> usar as ultimas três horas
> da prova para tentar os outros problemas. Chegar ao
> ponto de anular a
> questão eu não vejo o por quê disso já que se todo
> mundo errou esta questão
> ela ira influenciar na nota de corte que
> consequentemente deve ser um pouco
> menor do que a do ano passado, assim eles não
> estariam desmerecendo quem
> conseguiu resolver a questão e em termos de "pontos"
> para se classificar
> daria no mesmo. Bom... daí vai da comissão.
>
> Lucas Frenay
> ----- Original Message -----
> From: "Vanda Noguchi" <vnoguchi@hotmail.com>
> To: <obm-l@mat.puc-rio.br>
> Sent: Sunday, September 09, 2001 8:50 PM
> Subject: obm2001 questao 5 nivel 2
>
>
> > Concordo com os  que acham que essa questão está
> ambígua.Acho até que a
> > comissão poderia, depois de pensar muito, pensar
> em "anular" a questão.
> > Além disso, acho que uma coisa que ajudou muito
> alguns estudantes a
> resolver
> > o problema foi o exemplo dado no enunciado. Se não
> houvesse esse exemplo,
> > acho que muito menos pessoas iriam conseguir
> resolver o problema de acordo
> > com o enunciado.
> >
> >                                         Henrique
> Noguchi
> >
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