Re: Questão 4 OBM-2001 Nivel 3

____________________

Olá amigos da lista!

Realmente, a questão 4 da prova do nível 3 (que também caiu no nível 2) não
dizia que valia apenas o caso (10a+b)(10c+d) = (10b+a)(10d+c) para um
conjunto A = {a,b,c,d} ser intercambiável (para simplificar, vou assumir
como sendo esse o caso AB x CD = BA x DC). Quando escrevi a solução na hora
da prova, mostrando as 5 soluções, olhei pro papel e pensei "feito, mais
uma, beleza!". Mas aí veio aquela idéia que vocês também tiveram (diga-se de
passagem, bastante pertinente): "xiii... mas há outras hipóteses que eu não
mostrei! Vou perder muitos pontos! Ah não, vou ter que escrever cada
hipótese e verificar que são absurdas..."

Então, mostrei que, sem perda de generalidade, igualando {AB x CD} aos
produtos {BC x AD}, {BC x DA}, {BD x AC} e {BD x CA}, em todos eles há um
absurdo que inviabiliza soluções, havendo apenas soluções para o caso
apresentado no enunciado, AB x CD = BA x DC.

Demorei vários minutos provando esses casos, e creio que muita gente deve
ter desistido da questão por ter justamente imaginado que haveria outros
casos a analisar. Na hora que me dei conta das outras possibilidades, achei
que não haveria tempo pra fazê-las todas.

Não sei se seria correto anular a questão, como acha o colega Jorge Peixoto,
até porque alguns estudantes conseguiram verificar todos os casos. A minha
opinião é que, se o problema foi feito dessa forma, na solução da banca
deveria constar uma análise mais completa.

Espero eventuais críticas ou opiniões. No mais, boa sorte a todos!

Um abraço a todos os amigos,

Lucas

Muita luz e amor para você!

Oi! Você quer um iG-mail gratuito?