Re: probabilidade- ajuda

On Thu, Aug 23, 2001 at 12:53:25AM -0400, Lltmdrtm@aol.com wrote:
> Se um casal já têm 5 filhos, qual a probabilidade do sexto filho ser outra
> mulher?

Nestes problemas de casais tendo filhos as hipóteses implícitas são:

* cada filho tem 1/2 de probabilidade de ser menino ou menina;

* a probabilidade é 1/2 para qualquer casal, i.e., não existem
  homens ou mulheres com maior tendência a terem filhos de um ou outro sexo;

* os pais não têm como afetar esta probabilidade (digamos, via uma dieta
  que favoreça a concepção de filhos de um determinado sexo, ou controlando
  o momento da concepção);

* o sexo de cada filho é independente (no sentido probabilístico)
  do sexo dos outros filhos anteriores do casal.

Com estas hipóteses a resposta é 1/2, claro.

Pode-se discutir se estas hipóteses são realistas. O valor de 1/2 para
cada sexo, por exemplo, é uma aproximação: a informação que eu tenho é
de que são concebidos bem mais meninos do que meninas mas os meninos
são vítimas muito mais freqüentes de abortos espontâneos nos primeiros
dias da gestação (quando em geral a própria mão não sabe estar grávida).

[]s, N.