Re: EQUAÇÃO DA CIRCUNFERENCIA

> Oi,
>
> Meu nome é Fernando Romagnoli estou no 1° semestre do curso de
> engenharia tenho 19 anos, achei o site da obm na rede e como me
> interesso pelo assunto me inscrevi, espero que não me ridicularizem
> pelas minhas perguntas.
>
> Meu  professor de GA jogou a equação da circunferencia, como eu não sou
> a hp 49 pra decorar fórmulas e após ter procurado pela internet uma
> demonstração satisfatória da equação eu queria saber de onde afinal ela
> surgiu, nada melhor do que quem entende pra me dar uma luz.

> [...]

Fernando,
A circunferência é o lugar geométrico formado pelos pontos do plano
tais que a distância destes pontos ao centro da circunferência é
sempre a mesma, desta forma você pode encontrar a equação com o
seguinte procedimento;
Calcule a distância destes pontos(os pontos da circunferência)  ao
centro usando a f'órmula da distância entre dois pontos no plano, use
coordenadas genéricas e considere o centro na origem inicialmente
para que possa compreender melhor o desenvolvimento, depois considere
o centro fora da origem e terá a f'órmula genérica.
Acredito que chegará à fórmula da circunferência, se não, dê uma
olhada em algum livro de GA em geral eles demonstram a fórmula.
Espero tê-lo ajudado.

Centro na origem, (0,0).
Coordenadas genéricas, exemplo:
Centro, (a,b)
Ponto qualquer da circunferência, (x,y)
Heloísio Caetano Mendes
IME - UFG
Bolsista
Olimpíada de Matemática do Estado de Goiás