problema

Esse problema aki tem uma solução que eu naum entendi, se alguém pudesse me
explicar eu seria grato
"Dados a chips brancos, b chips pretos, c chips vermelhos em cima de uma
mesa. Escolhemos dois De cores diferentes e substituimos cada um pelo de
terceira cor. O processo se repete. Diga a condição que deve haver entre os
numeros a,b e c para que ao final todos os chips sejam da mesma cor."
A solução começa no caso inicia, (a,b,c) que após o primeiro passo pode
passar a ser (a+2, b-1, c-1); ou (a-1,b+2,c-1); ou (a-1,b-1,c+2). A solução
diz que em qquer caso I = a-b mod 3. E diz que b-c=0 mod 3 e
a-c=0 mod 3 são invariantes, naum entendi essa parte, pq eles são congruos a
zero mod 3???
abraços
M.