Re: Movimento de um pendulo

No Fundamentos o autor deduz T=2pi(l/g)^(1/2) usando a aproximação para angulos pequenos,ou seja,
o ângulo pequeno (em radianos) é aproximadamente igual ao seu seno e mais:é aproximadamente igual a sua tangente.

Vejamos:

A força restauradora é F=-Psen@=mgsen@, @ pequeno

sen@=tg@=(x/l)

Substituindo:

F=-mg(x/l) ==> F= - (mg/l)x
                       F=-kx

==> k=(mg/l)

Para qualquer MHS:

T=2pi(m/k)^(1/2)

Substituindo  k=(mg/l):

T=2pi(l/g)^(1/2)

Essa demonstração está na página 413,volume 2,da minha edição ,que não é a última...
Será que é isso mesmo o que vc quer?Ou não entendi direito?