Problemas de Logica

Ola Odelir e demais membros,
Saudacoes !

Os problemas abaixo ja foram apresentados aqui em nossa Lista OBM e sao
semelhantes ao apresentado pela Odelir.

A) PROBLEMA APRESENTADO POR BRUNO LEITE

Há 5 casas de diferentes cores, com donos de diferentes nacionalidades. Os
proprietários bebem diferentes bebidas, fumam diferentes cigarros e têm
diferentes animais de estimação.

Sabe-se que:
1-O inglês vive na casa vermelha.
2-O sueco tem cachorros.
3-O dinamarquês bebe chá.
4-A casa verde fica à esquerda da casa branca.
5-O dono da casa verde bebe café.
6-A pessoa que fuma Pall Mall cria pássaros.
7-O dono da casa amarela fuma Dunhill.
8-O homem que vive na casa do centro bebe leite.
9-O norueguês vive na primeira casa.
10-O homem que fuma Blends vive ao lado do que tem gatos.
11-O homem que cria cavalos vive ao lado do que fuma Dunhill.
12-O homem que fuma Bluemaster bebe cerveja.
13-O alemão fuma Prince.
14-O norueguês vive ao lado da casa azul.
15-O homem que fuma Blends é vizinho do que bebe água.

Agora, a pergunta: QUEM TEM UM PEIXE?"

B) PROBLEMAS APRESENTADOS POR ELON SANTOS CORREA
1. Num certo trem, os empregados se dividiam em três pessoas: o
guarda-freio, o foguista e o maquinista. Seus nomes, por ordem alfabética,
eram Jones, Robinson e Smith. No trem havia, também, três passageiros com os
mesmos nomes: Sr. Jones, Sr. Robinson e Sr. Smith. São conhecidos os
seguintes fatos:
a.	O Sr. Robinson vive em Detroit.
b.	O guarda-freio vive a meio caminho entre Detroit e Chicago.
c.	O Sr. Jones ganha, exatamente, $ 20.000 dólares por ano.
d.	Smith, em certa ocasião, derrotou o foguista, jogando sinuca.
e.	Um vizinho do guarda-freio, que vive numa casa ao lado da casa deste e é
um dos três passageiros mencionados, ganha exatamente o triplo do que ganha
o guarda- freio.
f.	O passageiro que vive em Chicago tem o mesmo nome do guarda-freio.
Pergunta-se:
Qual é o nome do maquinista?
2. As Sras. Adams, Baker, Catt, Dodge, Ennis e a desleixada Sra. Fisk foram
todas ao empório fazer compras, uma manhã. Cada uma foi diretamente ao andar
em que havia, o artigo que queria comprar e cada uma delas comprou um único
artigo. Compraram um livro, um vestido, uma bolsa, uma gravata, um chapéu e
um candeeiro.
Todas as mulheres, exceto a Sra. Adams, entraram no elevador no andar
térreo. Também entraram no elevador dois homens. Duas mulheres, a Sra. Catt
e a que comprou a gravata, saíram no segundo andar. No terceiro andar era a
seção de vestidos. Os dois homens saíram no quarto andar. A mulher que
comprou o candeeiro saiu no quinto andar e deixou a desleixada senhora Fisk
saltar sozinha no sexto andar.
No dia seguinte, a Sra. Baker, que recebeu a bolsa como presente, de
surpresa, de uma das mulheres que saíra no segundo andar, encontrou seu
marido agradecendo a gravata que uma das outras mulheres lhe tinha dado. Se
os livros eram vendidos no andar térreo, e a Sra. Ennis foi a sexta pessoa a
sair do elevador, que foi que cada uma dessas mulheres comprou?

C) PROBLEMA APRESENTADO POR ANDRE LUIZ ARRUDA MARQUES
Vamos visitar uma ilha especialmente interessante, onde cada um de
seus habitantes ou mente o dia inteiro ou passa o dia inteiro dizendo
a verdade. Mas no decorrer de um mesmo dia da semana seu comportamento
é sempre constante

I - Vamos falar de Jal, por exemplo : ele só mente às segundas-feiras,
e diz a verdade nos demais dias da semana. Um dia ele disse : "Hoje é
segunda-feira e eu sou casado". Era realmente segunda-feira? Ele era
de fato casado?

II - Que afirmação Jal poderia fazer numa quinta-feira, mas em nenhum
outro dia da semana?

III - Acontece que Jal tem um irmão chamado Tak, que mente às
quintas-feiras e em nehum outro dia da semana. Certo dia, um dos dois
irmãos disse : "Amanhã é terça-feira" E exatamente uma semana mais
tarde, disse "Amanhã estarei mentindo". Em que dia da semana isto se
passou ?

IV - Segundo outra versão desta história, depois de um dos irmãos ter
dito "Amanhã é terça-feira" foi o outro irmão quem, uma semana mais
tarde, disse: "Amanhã estarei mentindo". Se esta for a versão correta,
que dia da semana era?

V - Nesta mesma ilha, a cada habitante A corresponde um habitante A'
que diz a verdade nos dias em que A mente, e somente nesses dias. Em
outras palavras, em qualquer dia em que A minta, A' dirá a verdade, e
em qualquer dia no qual A diga a verdade, A' sempre mentirá. O
comportamento de A' é sempre o oposto ao de A. Uma segunda
característica da ilha é que, para cada par de habitantes A e B,
existe um habitante C que diz a verdade em todos os dias nos quais
tanto A quanto B dizem a verdade, e em nehum outro dia. Ou seja, C
mente em qualquer dia no qual pelo menos A ou B também minta. Dizem as
más linguas que nessa ilha ninguém diz a verdade todos os dias. Esta
acusação é verdadeira ou não ?