Re: O time chegou bem

On Sat, Jul 07, 2001 at 09:51:53PM -0300, Eduardo Wagner wrote:

> Um esclarecimento acerca de mulher de Cesar.
> "Nao basta a mulher de Cesar ser honesta.
> Ela precisa parecer ser honesta".
> Abracos,
> Wagner.

Ou para contar a hist'oria de forma um pouco mais completa.
A mulher de C'esar foi acusada de adult'erio por terceiros
e o pr'oprio C'esar defendeu a 'honestidade', i.e.,
n~ao-infidelidade da pr'opria mulher.
Houve alguma esp'ecie de julgamento e ela foi inocentada.
Logo depois do julgamento C'esar pediu o div'orcio
a muita gente achou estranho e pediu um esclarecimento;
C'esar respondeu com a frase c'elebre acima.

Ou pelo menos Plutarco nos conta tudo isso.
Segundo Plutarco, o pr'oprio C'esar estava longe de ser
um modelo no campo da moral sexual.
Ele (ainda Plutarco) conta que uma vez Cat~ao (o jovem)
e C'esar estavam discutindo pol'itica no senado romano
quando C'esar recebe um bilhetinho.
Cat~ao exclama que C'esar deve mostrar o tal bilhete;
C'esar passa o bilhete a Cat~ao; 'e um bilhete amoroso
e n~ao era da mulher de C'esar, era se n~ao me engano
da irm~ao de Cat~ao, que devolve o bilhete enojado.
E as m'as l'inguas de Roma diziam que se ele tratava
a Brutus 'como se fosse seu filho', talvez ele tivesse
raz~ao para isso, assim como Brutus teria raz~oes para odiar
a C'esar que fazem a hist'oria de 'Edipo parecer inocente...

[]s, N.