Re: Apresentação / Problemas

Oi Fernando, e' preciso tomar um pouco mais de cuidado no enunciado do
principio da inducao. Voce temque ter um ponto de partida,isto e', o n_0
para o qual se sabe que P(n) e' verdadeiro e nao que para um algum k
arbitrario, seja verdade que P(k) verdadeiro implica que P(k+1) tambem e'.
E' preciso que para todo k a partir de n_0 se tenha essa implicacao. E'
como uma escada: a gente temo primeiro degrau e um processo que permite
passar de qualquer degrau para o seguinte.
No seu exemplo voce nao tem esta passagem generica de k para k+1.

Outra coisa que as vezes acontece em deonstracoes usando
inducao  e' que a passagem de k para k+1 envolva algo como uma
divisao por 15. Entao a gente nao pode fazer o passo de 15 para 16. Ou a
demonstracao falha ou a gente tem que achar outro caminho para esta
particular passagem.
Uma boa referencia e' o livro matematica concreta, que trata de inducao
logo no primeiro capitulo e e' um livro fascinante para quem gosta de
matematica.
[]s Fred palmeira