Re: En: Ligar os Pontos

Hugo Iver Vasconcelos Goncalves wrote:

  Aí vai um desafio que um colega meu viu e anda quebrando a cabeça do pessoal lah da minha turma, ligar usando linhas os pontos A, B, C aos pontos D, E, F sem que essa linhas se cruzem. Isso eh mesmo possível??? A .                       B .                        C .   D .                       E .                        F . A-D uma linha, A-E uma linha, A-F uma linha, B-D uma linha, B-E uma linha etc.Será que dava pra alguém mandar um desenho dessa solução (se eh que ela existe)???

Caro Hugo,

    esse é um velho problema que não tem solução. Quando me foi apresentado, dizia que vc tinha três casas (A, B e C) e três serviços como água, luz e telefone (D, E e F). A idéia era ligar cada casa aos três serviços de modo que as ligações não se cruzassem. Ou seja, exatamente o mesmo enunciado que vc passou, só que com uma historinha.

    A prova de que tal problema não tem solução só se aprende na faculdade, num ramo da Matemática chamado Topologia. Não só se prova que no plano euclidiano (o nosso plano habitual, algo como uma face de um folha de papel) não há solução, como que o problema pode ser resolvido num toro (a superfície externa de uma câmara de ar de um pneu de caminhão). Provavelmente alguém já deve ter te mostrado uma "solução" que apresentava todas as ligações conforme pedidas, exceto por uma, que, por exemplo, sai de E e chega em B por "trás" da folha.

    Contudo, ainda não comecei esta parte de topologia - afinal, ainda estou no terceiro período :-) Agora, se alguém aqui na lista se dispuser a demonstrar isto...

[]'s

Alexandre Tessarollo