Re: Determinante

    Esse é um assunto deveras interessante. Eu me lembro que no 2o ano tb. não ficou muito claro pra mim esse conceito. Eu só vim a entendê-lo melhor esse ano, quando comecei a ler um livro que eu peguei na biblioteca da puc. Eu ia pular essa parte e ir direto pra parte que eu queria entender (tensores), mas acabei achando por bem ler os conceitos e verificar as falhas daqueles que me ensinaram. Uma delas é a questão do sinal. Num tinha ficado claro pra mim o que seriam os passos para se chegar a uma determinada permutação. Vamos, então, por partes:

Primeiro, é interessante lembrar que um grupo de n elementos arrumados em uma determinada ordem é chamado uma permutação destes elementos. Você deve saber que existem n! permutações de n elementos, daí existirem n! parcelas no cálculo de um determinante n x n, mas isso vem depois.

Eu vou chamar a operaçào de trocar a posição de dois elementos em uma permutaçào de transposição. Fica imediatamente claro que se pode obter qualquer permutação dos elementos a partir de uma outra permutação (inicial) efetuando-se transposições.Isto vai ser útil para se descrever as propriedades dos determinantes.

Eu vou chamar de inversão o fato de um par de elementos de uma permutação não aparecer na mesma ordem que apareceram na permutação inicial.  No caso de a permutaçào inicial de n números ser a disposiçào deste em ordem crescente, uma inversào seria basicamente o fato de aparecer um número maior antes de um menor. E se a ordem inicial deles for outra, pode-se sempre chamar o 1o elemento de a1 e o n-ésimo de an, de modo que uma inversão será simplesmente quando aparecer um número ap antes de um aq, tais que p > q.
A partir disso, define-se como sendo uma permutação de primeira classe aquela em que o número de inversões é par; e de segunda classe, aquela em que o número de inversões é ímpar.

Agora, pode-se definir o determinante de uma matriz como sendo a soma algébrica de todos os possíveis fatores em que estão presentes um (e apenas um) elemento de cada linha e cada coluna,  sendo que aqueles em que os índices dos elementos da matriz formam uma permutação de primeira classe são tomados positivamente e os demais, negativamente.

Isto é:
  Seja a matriz n x n cujo elemento aIJ se situa na linha I e na coluna J:
        ( a11 a12 a13 ...  a1n )
        ( a21 a22 a23 ...  a2n )
        ( a31 a32 a33 ...  a3n )
        ( ...     ...  ...   ...   ...  )
        ( an1 an2 an3 ...  ann )

    As possíveis permutações são feitas fixando-se as ordens dos elementos das linhas (ou das colunas) e permutando os das colunas (ou linhas). Isto é factível por que todas as parcelas do determinante irão ter necessariamente um elemento de cada linha e um de cada coluna, pela própria definição.
               Assim:
     a1p1 x a2p2 x a3p3 x ... x anpn ,
        onde x é o sinal de multiplicaçào e an é um número, no caso a coluna ocupada pelo elemento da matriz
  Ao se permutar os números de um a n e atribuir aos índices p1 a pn os elementos ordenados de cada permutação, se estará obtendo os fatores do determinante da matriz.
    Irei representar por [p] o número de inversões presentes nos números ordenados p1 a pn em cada permutação.
    Após isso, pode-se escrever o determinante como sendo a soma dos fatores
                (-1) ^ [p] x a1p1 x a2p2 x a3p3 x ... x anpn

obtidos ao se permutar os números de 1 a n e atribuir aos índices p os números obtidos, como já foi dito anteriormente.

Putz, ficou muito grande isso!!! Eu vou mandar outro depois com as pp. dos determinates.
Espero não ter sido muito confuso...

Abraços,
   fred

PS - Espero ter ajudado...