Re: OBM 1 Fase.

   Concordo plenamente com o Marcelo, a prova deste ano estava muito mais
difícil que a prova dos anos anteriores.Apesar de estar participando pela 1ª
vez da OBM, estive me preparando desde março deste ano, resolvendo provas de
IMO´s , Maio, Ibero, Cone Sul e de outras OBM´s, li bastante sobre Teoria
dos Números, etc... Realmente, fiz, como preparação, as provas das OBMs de
98,99 e 2000, e em nenhuma delas obtive menos de 18,19 certas; este ano,
esperando uma prova deste mesmo nível, dei-me com uma muito mais difícil,
fiquei desconcentrado e acertei apenas 14 questões...
  Alguns amigos meus, que não se prepararam e que são extremamente
inteligentes, acertaram uma média de 7, 8 questões, outros, não tão bons,
mas aplicados, os ditos cdf´s lá da minha sala, não acertaram se quer 4
questões.Uma outra amiga minha, que participa desde 95, participou da semana
olímpica e foi muito bem na regional ano passado, acertou 12
questões....acho que estes exemplos ilustram bem a situação.
  Tenho uma sugestão, que talvez seja bem vista: como ainda não se divulgou
a nota de corte, creio que ela devesse ser diminuída em relação a do ano
passado, passando a pelo menos 11 questões(nível 3), mas é apenas uma
sugestão.
  De fato, as segundas fases, em relação às primeiras, são bastantes
parecidas, a segunda fase, pra mim, é a melhor de todas as três, sendo de um
nível bom, nem difícil, nem fácil....achei a prova da 1ª fase deste ano mais
difícil que a prova da segunda fase do ano passado e retrasado, sendo que a
melhor OBM pra mim(repito, apesar de não ter participado) foi a de 98;
muito, muito boa, em todos os aspectos, em todas as fases, bastante
criativa, excelente nível, magnífica!!!
   Por enquanto é só, espero ter colaborado,
     Um abraço,
          Henrique