Re: Primos, multiplos e divisores

On Sun, 3 Jun 2001, Gustavo Martins wrote:

> Cada livro fala uma coisa diferente sobre multíplos, divisores e número
> primos. Uns falam que eles só podem pertencer ao conjunto dos naturais;
> outros dizem que é aos inteiros. Afinal, qual a definição certa?
>
> []s, Gustavo

Para mim o 'certo' é sempre deixar claro qual o conjunto
em que se está trabalhando. Eu me lembro que quando eu fiz vestibular
do Cesgranrio caiu uma questão mais ou menos assim:

   Quantos divisores tem 30?

   (A) 8
   (B) 16

C, D e E eram valores absurdos. Ora, a resposta é 8 (A) se contarmos só
os naturais e 16 (B) se contarmos inteiros positivos e negativos.
Se contarmos inteiros gaussianos, i.e., números complexos da forma a+bi
com a e b inteiros, então a resposta é 96 (confira!).

A questão foi anulada, como a meu ver deveria ser.

[]s, N.