From: Pacini
Sent: Monday, April 30, 2001 12:47 PM
Subject: Re: raiz quadrada novamente 3

Oi Nicks,

Toda esta dúvida que você está tendo se resume no seguinte problema : "Os Matemáticos conscientes definiram sqrt(4) =2 ; caso tivessem definido sqrt(4) = +2 , não teríamos problema nenhum na sua veracidade ".
Olhando para o exemplo : 7> 5 como equivalente a : 7>5 ou 7=5 , e sendo este '"ou" como sendo da lógica matemática, teremos a afirmativa 7> 5 como sendo verdadeira .Agora a pergunta : este "ou " é lógico ou não ? . Acredito que essas perguntas ( sqrt(4) = +2 é verdadeiro ou falso ? ) não deveriam ocorrer em concursos , já que elas dependem de uma convenção pré determinada .O grande problema é saber quando estamos diante do "ou" lógico ou não ; no caso de sqrt(2) ser definida como sqrt(4) =2 , devemos tomar
sqrt(4) = +2 como não sendo "ou"lógico , pois se não teríamos tal fato verdadeiro . E se a definiçào fosse
sqrt(4) = +2 ? , o "ou" seria lógico ?.
Seria interessante que nós ouvíssemos também as opiniões de Matemáticos como exemplos: Prof Nicolau ,
Prof Gugu , Prof José Paulo Carneiro , Prof Morgado , que são Matemáticos respeitados dentro do nosso campo.

[]'s Pacini