Re: Topologia

Ola Pessoal,
Tudo Legal ?

Realmente. O "problema das sete pontes" a que me referi é mais conhecido
como "o problema das sete pontes de Koenigsberb". Esta cidade é cortada por
um rio no qual há duas ilha que se ligam entre si e a cidade atraves de sete
pontes.

Dizem que os moradores locais se perguntavam se era possivel fazer um
passeio de forma que cada ponte fosse transposta uma unica vez. O problema
foi proposto a Leibniz, que não o resolveu. Euler o abordou, apresentando
uma solucao e uma generalizacao consequente.

Talvez seja por esta razão que se diz que um grafo (passeio) no qual existe
um circuito que permite passar por todas as arestas uma unica vez é um Grafo
Euleriano. Existe tambem os Grafos com circuitos Hamiltonianos. Muitos
problemas interessantes podem ser abordados atraves da representação por
grafos.

O pouco que sei sobre esta teoria dos grafos aprendi em :

Aspectos Teoricos da Computação
Coleção Projeto Euclides
Claudio Luchesi e outros

Este livro é muito bom e não exige conhecimento previo algum em qualquer de
suas 4 partes. Os exercicios são interessantes. lá voces conhecerão o
Teorema de Ramsey e muitas outras coisas interessantissimas.

Em minha mensagem original eu citei um problema, que inclusive foi usado na
preparação da equipe hungara, que e :

Considere um quadrados ABCD. Trace EF paralelo as bases horizontais AB e CD
de forma que o quadrado fique dividido em dois retangulos iguais: ABEF e
EFCD.

1) Usando um segmento vertical GH, GH=EC, divida o retangulo superior EFCD
em dois retangulos iguais.
2) Usando dois segmentos verticais IJ e KL, ambos iguais a AE, divida o
retangulo inferior em tres retangulos iguais.

Surge uma figura com cinco regioes : duas em cima e tres embaixo.

Mostre que e impossivel tracar um caminho (linha) de forma que cada aresta
seja transposta uma unica vez.

O unico "profundo conhecimento" que se exige para resolver esta questao e
saber o que é um numero par e o que um numero impar ! Como sugestao, separe
uma regiao ( tringulo, por exemplo ) e procure descobrir, entrando e saindo
da figura, usando uma linha continua, a relacao entre o numero de entrada e
o numero de lados. Voce vai descobrir alguma coisa interessante. Volte a
figura a presente o raciocinio belo e simples que prova a impossibilidade.

Um Abraço
Paulo Santa Rita
6,1039,20042001