Re: Problemas antigos

O problema dois (2) sai pelo Teo de fermat:

Se a inteiro e p (primo). Se p não divide a, então.

a^(p-1) == 1 (mód p)

Usando p=5

a^4 == 1 (mód 5)

logo a é da forma 5q + 1, sendo que um inteiro.

Parece coerente a númeor 3 já que um é um número impar e o outro é o somatório dos n primeiros termos. O mdc é um mesmo.mas naum sei se alguém já enviou solução, mas deve ser algums coisa dauquela relação

ax + by = d, sendo d o mdc(a,b)....se eu me lembro bem (faz tempo que naum pego teo dos números) se vc mostrar que d =1 fazendo o q chamam de magica matemática isso tah provado....acho que é assim, eu vou tentar fazer.

abraços

marcelo