Re: Profissional da Matemática

Olá, futuro colega

   Estudo Matemática na USP e não me arrependo da escolha. Na USP, o
primeiro ano de Matemática é o ciclo básico, a partir do segundo vc escolhe
entre: estatística, matemática e matemática aplicada. A primeira opção tem
um mercado de trabalho muito bom e é mais prático. O curso de Matemática
(que é o que eu estudo) é mais voltado para formação de pesquisadores. É
essencial, para quem faz matemática pura, que continue com o mestrado e
doutorado.
    Durante o bacharelado vc pode fazer iniciação científica: vc escolhe um
assunto q te interessa e procura uma professor q está pedindo aluno de
iniciação científica. Ele direcionará o q vc deve estudar e passará alguns
problemas pra vc pensar. Vc pode pedir uma bolsa para a CNPq ou FAPESP e
será pago pra estudar. Creio que é a melhor coisa do bacharelado em
matemática da USP: a iniciação científica.
   O curso de matemática aplicada é voltado para o mercado de trabalho, como
vc perguntou. No final do curso, vc escolhe um assunto à que vc quer aplicar
a matemática. Vc pode escolher qq coisa, desde que sua opção seja aprovada.
Então vc fará um bloco de disciplinas da área q vc escolheu: Engenharia,
computação, economia, biologia, etc (os mais escolhidos são economia e
computação) e atuará ajudando esses profissionais em suas "continhas".
   As áreas de economia e computação pedem bastante profissionais de
matemática, mesmo se vc fizer matemática pura, embora essa seja mais voltada
à formação acadêmica.

Rogério