Re: Já posso dormir tranqüilamente

On Sat, 10 Mar 2001, Benjamin Hinrichs wrote:

> Caros amigos,
>
> recebi uma resposta satifatória para a minha questão de derrubar a
> ciência usando a Navalha de Occam. Ao indagar o Prof. Porto (UFRGS)
> sobre o assunto, respondeu-me ele:

O assunto é, claro, infinito. Existem muitos exemplos de cientistas
ateus, agnósticos, muitos que têm suas próprias religiões
e muitos que são membros devotos de alguma das grandes religiões.
Muitos cientistas consideram ciência e fé como assuntos independentes
(como parece ser o ponto de vista do Prof. Porto e do Gould, citado
na mensagem dele) mas muitos outros, tanto ateus como religiosos,
acham que não (Darwin e recentemente Dawkins são exemplos).

Darwin (que recebeu educação religiosa) relata ter perdido sua fé
ao estudar uma vespa cujo modo de reprodução envolve atacar uma
lagarta, paralisar a lagarta com uma espécie de veneno e depositar
seus ovos dentro da lagarta. A lagarta continua paralizada e
os filhotes da vespa comem a lagarta ainda viva --- a razão de ser
da vespa não matar a lagarta é para que a comida de seus filhotes
continue fresca. Darwin não podia acreditar que um deus infinitamente
sábio e bom pudesse ter criado tanto a vespa (que só sabe se reproduzir
desta forma) quanto a lagarta.

Quem desejar ler mais sobre o assunto talvez queira dar uma olhada em
http://www.csicop.org/si/9907/

[]s, N.