En: Quadrado Mágico

   Lembro-me, que li numa revista, que explicava uma maneira de como obter quadrados mágicos. Isso só valia para quadrados de "lados ímpares". Como por exemplo: 3 x 3, 5 x 5, 7 x 7, 9 x 9...

    Como por exemplo: um quadrado do tipo 3 x 3.
    Você deve seguir alguns passos:
    Você devera começar a coluna o primeiro número, no primeiro quadrado de sua coluna central.

     ___________
     |___ |_1_|___ |
     |___ |___|___ |
     |___ |___|___ |

     Os próximos números, você deverá "seguir um quadrado acima e dobrar a direita". Como não há mais quadrados acima, você deverá imaginar como "continuação" a terceira linha do seu quadrado mágico. Veja

     ___________
     |___ |_1_|___ |
     |___ |___|___ |
     |___ |___|_2_ |

      De maneira análoga, imagine como continuaçao do quadrado (neste caso) a primeira coluna de seu quadrado mágico.

     ___________
     |___ |_1_|___ |
     |_3_ |___|___ |
     |___ |___|_2_ |

      Como o próximo lugar, para você colocar o número quatro já está ocupado. Deverá colocá-lo uma casa a abaixo do três.Veja a seqüência:

     ___________
     |___ |_1_|___ |
     |_3_ |___|___ |
     |_4_ |___|_2_ |

     ___________
     |___ |_1_|___ |
     |_3_ |_5_|___ |
     |_4_ |___|_2_ |

     ___________
     |___ |_1_|_6_ |
     |_3_ |_5_|___ |
     |_4_ |___|_2_ |

     Veja que nessa continuação, para o número 7, não há correspondência, nem com a primeira coluna, nem com a terceira linha. Deverá proceder da mesma forma como foi feito no número 4. Veja a continuação:

     ___________
     |___ |_1_|_6_ |
     |_3_ |_5_|_7_ |
     |_4_ |___|_2_ |

     ___________

     Eis uma forma do quadrado mágico do tipo 3 x 3:

     Outro tipo seria inverter a primeira, com a segunda coluna.

     Davidson