Re: OBM-6

On Thu, 9 Nov 2000, Carlos Stein Naves de Brito wrote:

> Alguem poderia conferir a resposta da 6 da obm..
> a minha deu 96, mas nao tenho certeza nenhuma..
> poderia falar a resposta nicolau? é pq apareceram muitas repostas diferentes
> entre todos...
> Obrigado,
> Carlos

A resposta correta é mesmo 96. A forma mais fácil de ver isto é que as
peças são todas pirâmides com base contida em uma face e vértice no centro
do cubo. Cada face fica decomposta assim:

   .-----.-----.-----.-----.
   |\         /|\         /|
   | \       / | \       / |
   |  \     /  |  \     /  |
   |   \   /   |   \   /   |
   |    \ /    |    \ /    |
   .     .     .     .     .
   |    / \    |    / \    |
   |   /   \   |   /   \   |
   |  /     \  |  /     \  |
   | /       \ | /       \ |
   |/         \|/         \|
   .-----.-----.-----.-----.
   |\         /|\         /|
   | \       / | \       / |
   |  \     /  |  \     /  |
   |   \   /   |   \   /   |
   |    \ /    |    \ /    |

em 16 triângulos. O cubo é portanto decomposto em 6*16 = 96 pirâmides
(aliás tetraedros não regulares).

[]s, N.