Re: Uma ajuda, por Favor !

Ola Colegas da Lista,

Revendo a minha mensagem abaixo percebi que a questao do
Alexandre nao aparece. O enunciado e :

ENUNCIADO : Mostre que para quaisquer quatro inteiros
positivos "a", "b", "c" e "d" o produto

P=(b-a)*(c-a)*(c-b)*(d-a)*(d-b)*(d-c)

E divisivel por 12.

Se nao me falha a memoria esta questao ( ou outra muito
parecida ) ja foi publicada e resolvida na lista.
Intuitivamente acho que a primeira linha de raciocinio
abaixo e "mais forte" por lidar com conceitos mais basicos e
primitivos. Sem me deter em uma analise mais exaustiva,
acredito que e possivel descobrir o segredo do 12, desta
forma :

Sejam X1,X2,X3,...,Xn inteiros positivos. Definimos :

P(X1,X2,X3,...,Xn)= Produtorio(Xi - Xj) para i > J

Qual o maior numero natural (em funcao de N ) que divide P,
independente da escolha dos Xi ?

Ao caracterizar este maior numero natural descobriremos 12
quando N for 4 ?

Um abraco saudoso a todos !
Paulo Santa Rita
3,1714,07112000