O espaço outra vez

Dessa vez é simples. Eu só quero saber a fórmula da distancia de um ponto a um plano em R³, de ump ponto a uma reta (também em R³) e como se transformam coordenadas polares em R³ para (x;y;z). Isso é importante para mim, pois eu não estou conseguindo deduzir isso sozinho e quando eu souber isso eu vou poder deduzir reflexão no espaço, rotação, trabalhar com coordenadas polares... Enfim, ser tão "esperto" no espaço quanto no plano.