De: Rodrigo Frizzo Viecilli <philox@zaz.com.br>
Para: obm-l@mat.puc-rio.br <obm-l@mat.puc-rio.br>
Data: Quinta-feira, 2 de Novembro de 2000 16:30
Assunto: Re: RECREIO

Deve ser o norueguês.

Rodrigo

josimat wrote:

 Como relaxamento em meio a tantos difíceis problemas olímpicos, prescrevo a charada (ou problema de Matemática?) abaixo. Além disso, ser-me-á útil saber se a resposta bate com a minha.[]'s JOSIMAR
  1. Numa cidade, existem 5 casas de cores diferentes, com 5 moradores de nacionalidades diferentes, que bebem bebidas diferentes, que fumam cigarros diferentes e que possuem animais de estimação diferentes. Pergunta-se:

Quem tem o peixe?

As dicas são:

  1. o inglês mora na casa vermelha;
  2. o animal do sueco é um cachorro;
  3. o dinamarquês bebe chá;
  4. a casa verde fica à esquerda da casa branca;
  5. o dono da casa verde bebe café;
  6. o cara que fuma pall mall tem pássaros;
  7. o dono da casa amarela fuma dunhill;
  8. o cara que mora no meio bebe leite;
  9. o norueguês mora na primeira casa;
  10. o cara que fuma hollywood mora ao lado do cara que tem o gato;
  11. o cara que tem o cavalo mora ao lado do que fuma dunhill;
  12. o cara que fuma plaza bebe cerveja;
  13. o alemão fuma free;
  14. o norueguês mora ao lado da casa azul;
  15. o cara que fuma hollywood tem um vizinho que bebe vinho.