RES: OIMU

Ou Bruno.. Eu fiz a prova tmb. Nao consegui chegar nem perto da solucao da
questao do demonio (como de muitas outras). Nao cheguei a ver a solucao, mas
o Gugu me mostrou mais ou menos (a questao foi proposta por ele). A ideia eh
pensar numa tal curva de peano. Eh tipo assim: Primeiro vc divide um
quadrado em quatro partes e faz o demonio passar por cada uma delas. Depois
divide cada quadrado em 4 e faz um procedimento analogo..
Eu em particular ainda nao sei como isso chega na resposta.. vc nao faz
ideia de como eh dificil entender o que o gugu fala (qdo ele nao ta com
papel ou quadro negro).. eh impossivel de acompanhar o raciocinio.
Eu devp consiguir com ele as questoes da prova resolvidas. Posso te mandar
depois se vc quiser. Eu estou mandando essa msg fora da lista pq o gugu
pediu pra que eu nao comentasse sobre a prova com muita gente (idem para os
gabaritos).
o q vc achou da prova? eu acho que soh consegui fazer inteira a primeira
questao.. depois dos comentarios que eu ouvi do gugu, me arrependi muito de
nao ter conseguido fazer a questao do polinomios (essa que vc comenta) e a
da sequencia an - raiz(2n).. nessa ultima eu cheguei perto da solucao, mas
nao consegui fazer..
a proposito, nessa do demonio eu imaginei primeiro uma espiral.. mas o porco
pode ficar parado. logo a curva deve cobrir pelo menos todo o quadrado de
lado 8 no tempo 1h (Im(0,1)=quadrado todo). E nenhuma espiral consegue fazer
isso (precisaria dar cada volta em tempo zero).
Abracos,
Marcio

a proposito: Vc estuda no ita, neh? vc esta em que ano? vai participar da
semana da ASA agora?