RES: Complicada de Radiciação

Seja encontrar o valor de K  sabendo que K é a soma das soluções da equação:

 <<...OLE_Obj...>>

Se o somatório tender para infinitas somas dos termos, ou seja:

 <<...OLE_Obj...>>

é evidente que:

 <<...OLE_Obj...>>

resultando na equação que o João Paulo apresentou e a soma das raízes
resulta em  <<...OLE_Obj...>> .

O problema é que a soma é limitada em quatro termos e esta conclusão é
visível mas não sei demonstrar.

Para isto façamos:

 <<...OLE_Obj...>>

Tem-se a equação original:

 <<...OLE_Obj...>>
Fazendo:

 <<...OLE_Obj...>>

Tem-se a equação original:

 <<...OLE_Obj...>>

Fazendo:

 <<...OLE_Obj...>>

Tem-se finalmente na equação original:

 <<...OLE_Obj...>>

Observe que todas as equações são do mesmo tipo e se x = y = z  = w  tem-se
a solução para o problema, o que recai na situação anterior.

O que fica pendente é será que não existe um valor de x que resulte em um y
(diferente de x), que  por sua vez resulte em um z (diferente de y), que por
sua vez resulte em um w (diferente de z) que finalmente retorne no valor de
x, nas equações acima? Observando vejo que não existe, mas não sei
demonstrar.

Resolvendo por exemplo, por Gauss o valor tende para a raiz  já comentada.

Colocando em um gráfico (azul a função analisada, amarelo a curva f(x) = x e
em vermelho a raiz 72,35) tem-se:

 <<...OLE_Obj...>>

Por exemplo:

atribui valor para x  (amarela) maior que a raiz  72,35 na função analisada
(azul) ela retorna um valor  menor que a raiz (vermelha), que corresponde ao
valor y.

este valor  de y (amarela) menor que a raiz 72,35 na função analisada (azul)
retorna um valor maior que a raiz (vermelha), que corresponde ao valor z.

atribui valor para z  (amarela) maior que a raiz  72,35 na função analisada
(azul) ela retorna um valor  menor que a raiz (vermelha), que corresponde ao
valor w.

este valor  de w (amarela) menor que a raiz 72,35 na função analisada (azul)
retorna um valor maior que a raiz (vermelha), que corresponde ao valor x.

 <<...OLE_Obj...>>

Pode-se observar que o valor de x tende para a raiz 72,35.

Mas como demonstrar isto?

O mesmo é valido para a outra raiz que é negativa (-27,63

Obrigado pela atenção

Cláudio Ferreira