Re: Ajuda sobre Geometria Analítica

Ola Eduardo,

Quando eu procurei compreender melhor estes temas, alguns
anos atras, tambem encontrei a mesma dificuldade que voce
demonstra estar encontrando ... A maioria dos livros so
tratam das EQUACOES CANONICAS DAS CONICAS EM SUAS EXPRESSOES
CARTESIANAS, vale dizer :

1) Nao abordam a equacao geral do 2 grau em duas variaveis.

2) Nao tratam das expressoes em coordenadas polares, o que
permite uma compreensao unitaria de todas as conicas em
funcao do conceito de excentricidade

Tudo isso e muito chato e faz com que problemas que seriam
triviais se soubessemos estas coisas se tornem dificeis tao
somente em funcao de nossa ignorancia por nao termos tido
acesso a boas obras ...

a Grande Inteligencia e boa e eu tive a sorte de encontrar
em um sebo ( mercado de livros velhos e usados ) a obra :

Geometria Analitica
de Nikolai Efimov
Editora Mir

Neste livro - Maravilhoso ! - voce vai encontrar tudo aquilo
que e interessante, que nao encontra nos livros tradicionais
e que tornara, doravante, os problemas de analitica que
envolvem conicas todos muito simples. Nele voce vera tambem
uma razoavel introducao as quadricas. Todavia, como tudo que
e bom, e um livro dificil de ser encontrado ...

Voce tambem pode ver uma expressao em algebra linear e
vetores para as conicas. Consulte :

Algebra Linear,
de Boldrini ( e outros )
Nao sei a editora

Este livro e facilmente encontrado ... A vantagem de usa-lo
e que voce, simultaneamente, tem uma amena introducao a
algebra linear, o que sera importante posteriormente, quando
voce for estudar Analise no R^n e Calculo Diferencial
Exterior ( A derivada e, em verdade, uma matriz e, nao, um
numero, como parece a principio ).

O Prof Efimov tem um outro livro maravilhoso :

Geometria Superior
de Nikolay Efimov
Editora Mir

Nao ha dinheiro que paga este livro !

Finalmente, so a titulo de Experiencia, consiga o livro de
Geometria Analitica do Prof Efimov. Estude-o com afinco e
dedicacao. Volte a seguir e considere os problemas mais
dificeis sobre Conicas que caem nos Concursos, Vestibulares
e Olimpiadas : voce passara a olha-los com outros olhos ...

Um Abraco
Paulo Santa Rita
3,1545,03102000

Don't E-Mail, ZipMail! http://www.zipmail.com/